domingo, 16 de agosto de 2009




Crânio do bull terrier e a mudança que teve com o passar dos anos.













Mudança dos cães com o passar dos anos

Pedigree: a verdade

Minha prima que também é protetora, me ligou pra contar sobre esse programa que passou no Animal Planet. Como eu moro no meio no mato, ao lado da represa, aqui não tem cabeamento. Por isso, não conseguimos nenhum tipo de tv paga. Achei o programa na internet. Assisti. Fiquei horrorizada e fui pesquisar mais. É incrível o que o ser humano faz com a natureza, com os animais que estão ao seu redor. Eles vão manipulando tudo. Vão fuçando em coisas que são perfeitas, até conseguir ferrar com tudo. Muitas vezes, eu tenho vergonha de ser humana.
Esse documentário fala sobre as mudanças genéticas que cada raça sofreu. O pior, é que eram defeitos. O animal nascia com alguma mutação, achavam bonito aquilo. Conseguiam outro animal com o mesmo tipo de mutação, cruzavam eles (na maioria das vezes, pais com filhas, netas com avós, irmãos com irmãs), para conseguir mais animais com aquele tipo de mutação. Todas essas misturas foram feitas para conseguir mudanças estéticas nos animais. O que acabou culminando, nos dias de hoje, em animais extremamente doentes.
O mais terrível disso tudo é saber que o Kennel Club está por trás de tudo, sabe toda a verdade e não faz nada. E por trás do Kennel Club está a rainha da Inglaterra, que financia tudo. O Kennel é formado por veterinários, criadores, especialistas, então eles não são leigos no assunto e sabem muito bem o que acontece e poderiam fazer muita coisa para terminar com esse barbaridade.
O Kennel tem um livro, que é a bíblia de todo criador, que diz o que o cão deve ou não deve ter, tamanho, cores, formato de fucinho, patas, orelhas, olhos, etc... E nesse mesmo livro, eles descrevem quais são as doenças típicas de cada raça. Especialistas, cientistas, geneticistas de vários lugares do mundo já fizeram pesquisas e foi comprovado que essas doenças que eles dizem que são "típicas" dessa ou daquela raça, antes deles modificarem os cães, quase não existia. Um cão doente carrega isso em seus genes e quando ele é cruzado, passa isso para os filhotes. E como são animais para venda, eles são cruzados desenfreadamente. É bonito? Tem todas as características que o Kennel exige? Ótimo. Vamos cruzá-lo. Não fazem nem exames para ver se esse animal é portador de alguma doença. E muitas vezes, mesmo sabendo que o animal é portador de doença, só que é perfeito em sua aparência, os donos cruzam para vender os filhotes desse animalzinho. Terrível, não é? Só que essa é a verdade.

Esse é o link do documentário que o Animal Planet exibiu: http://www.viddler.com/explore/dfraga/videos/17/

É perturbador esse documentário com quase 50 minutos.

E aqui vocês poderão ler sobre as modificações pelas quais algumas raças passaram e as doenças que sofrem por causa disso.

Cavalier King Charles Spaniel:
Esse adorável cãozinho, com focinho curto e adoráveis olhos húmidos, é a sexta raça mais vendida do Reino Unido. Ideal para companhia, amigo e companheiro de crianças, carinhosos e brincalhão. Foi modificado para ter esse focinho mais curto, só que esse focinho traz consigo uma reduzida diminuição craniana. Uma vez que o cérebro fica com seu tamanho natural, o cerébro é comprimido no crânio. Como se fosse um pé nº 42 num sapato nº 38. Essa doença se chama Seringomielia. Esse animal sofre de dores terríveis de cabeça. Perde movimentos, fica com sequelas para andar, com tique (movimentos involuntários provacados pelo cérebro). A maioria tem que ser sacrificada, pois o sofrimento do animal é tanto, que se deixado, morre em decorrência das dores. Outra doença comum nessa raça são problemas cardiológicos como o sopro.

Boxer
Sofre de problemas neurológicos. Muitos são epiléticos, precisando fazer tratamento contínuo de anti-convulsivos. Também são pré-dispostos a desenvolverem câncer e ter problemas cardíacos. Eu tive um casal dessa raça. A Vida morreu com um ataque cardíaco fulminante aos 4 anos de idade. O Thor morreu com 5 meses com câncer no fígado.

Pastor Alemão
São usados para trabalhar em conjunto com a polícia. Esses que trabalham para a polícia são fisicamente diferentes dos que são usados em exposições. Os usados em exposições são modificados para ter a traseira mais baixa. O que encadeia a displasia e a ataxia.
A displasia é caracterizada por uma má formação na articulação coxofemural. Ela é genética, então o pai ou a mãe portadora dessa doença passa ela para os filhotes. Essa doença causa dores, o animal pode mancar ou até mesmo parar de andar por causa dela e o músculo pode até atrofiar. É tratável, diminuindo assim os sintomas, só que não tem cura apenas com remédios. Existe a cirurgia que é muito radical ( a cabeça do fêmur do animal é retirada) só que essa cirurgia não é aconselhada em animais adultos.
A ataxia reflete uma condição de falta de movimentos, afetando a força muscular do animal e seu equilíbrio. É uma degeneração do cérebro e do cerebelo.

Basset
O basset hound, foi condicionado para ter pregas salientes em todo o corpo (principalmente patas e pescoço), as patas ficaram mais curtas e as orelhas mais longas. Esse animal sofre muito por causa da artrite e com doenças de pela causadas por fungos que se instalam em suas pregas.
Já o dachshund (o cachorrinho da Cofap), perdeu a curva que tinha em sua coluna e suas patas ficaram mais curtas. Com a perda da curvatura, muitos deles quando passam dos 5 anos de idade tem a coluna quebrada, ficando assim aleijados. Muitos usam carrinhos para se movimentar (quando o dono ama e quer cuidá-lo e tem condições financeiras para isso) ou arrastam as patinhas de trás (que estão praticamente mortas).

Bull terrier
A mudança em seu crânio é uma coisa grotesca. O dawn face não era uma característica da raça. Seu crânio foi modificado com o passar dos anos. Seu corpo também, hoje ele é troncudo e de patas curtas.

Mastim Napolitano
Ficou maior e com muitas pregas pelo corpo. Essa sobra de pele causa doenças dermatológicas em muitos dele.

Bulldog Inglês
Ficou menor e com a carinha mais achatada. O que lhe causa problemas para respirar e infecção nos olhos por causa da quantidade de pele que encosta nos olhos. Causando assim infecções e irritações oftálmicas. Alguns animais também apresentam problemas nas articulações das patas devido a baixa estatura e seu peso.

Pug
Pugs não tinha o focinho achatado. Com o fucinho achatado, ganharam problemas respiratórios, problemas oftalmológicos, problemas na coluna (com curvas na coluna que fazem o rabo ficar tortinho), problemas na garganta e traquéia ( que causam problemas para o animal engolir e que causa o barulho típico que pugs e bulldogs tem para respirar (como se fosse um porquinho)). Também tem problemas ortopédicos, pela estatura baixa e o peso corporal.











quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Receitinha caseira para matar pulgas e carrapatos.

Muito útil pra quem tem vários animais como eu.

Receita caseira para acabar com pulgas e carrapatos
1 Litro de álcool
IMPORTANTE:
30 pedras de cânfora
1 pacotinho de cravo da índia
1 copo de vinagre branco

NÃO LEVA ÁGUA!!!


Misture tudo e deixe em infusão até dissolver a cânfora.
Misture todos os ingredientes, coloque num borrifador de plantinhas.
Use nos pelos peludos(cães e gatos), na casa depois de varrer, nas casinhas deles... até em vc pois o efeito repelente serve contra mosquitos em humanos tbm.

Antes do banho borrife a solução e envolva com uma toalha.

As pulgas saem mortas e os carrapatos quase morrendo!

Depois é só dar o banho, secar.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

VACINAÇÃO DE RAIVA EM SÃO PAULO


De 03 a 16 de Agosto de 2009

Dono responsável vacina seu animal de estimação todos os anos.

Campanha terá mais de 1900 postos de vacinação.

Para a realização da Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Cães e Gatos, que acontece de 03 a 16 de agosto, mais de 1900 postos estarão disponibilizados em todas as regiões da cidade. A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará a campanha por meio do seu Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A vacinação é gratuita!

Posse responsável

Dono responsável vacina seu cão ou gato todos os anos. Bichos de estimação, quando bem cuidados, refletem melhores condições de vida, tanto para o homem como para o animal, prevenindo contra doenças.

A adesão à campanha é importante para que a raiva permaneça sob controle, condição que vem sendo conquistada nos últimos 26 anos no município de São Paulo.

“Quem” deve ser vacinado

A vacina é destinada aos cães e gatos acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio e aplicada com seringas e agulhas descartáveis. O proprietário recebe um comprovante de vacinação do animal, que é válido por um ano.

Postos de vacinação: locais e datas

A relação dos postos, com locais e datas por região, pode ser consultada no site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa, ou na Central 156, canal de informações da prefeitura. A vacinação será realizada das 9 às 17 horas.

Raiva: vacinar é prevenir

A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, pelas mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados.

Nos centros urbanos, cães e gatos, por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com morcego infectado e, dessa forma, virem a contrair a doença.

A raiva humana em regiões urbanas é prevenida por meio da vacinação anual de cães e gatos.

Faça o RGA de seu animal de estimação

O Registro Geral Animal – RGA é um documento de identificação para cães e gatos, obtido pelo proprietário no CCZ ou em estabelecimentos veterinários, devidamente credenciados pelo centro de zoonoses. O cadastro do animal é obrigatório, com base na lei municipal nº 13.131/01. Para emissão do RGA, o proprietário deve apresentar o comprovante atualizado de vacinação contra raiva.

NO DIA DA VACINAÇÃO, RECOMENDA-SE:

  • Cães dóceis devem estar com coleira e guia, e ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina;
  • Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;
  • Gatos são naturalmente muito assustados e precisam ser transportados em caixas de transporte ou similar, para que se evitem fugas ou acidentes;
  • Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades;
  • Crianças não devem levar os animais para vacinar.

Pedido de socorro para o Cão sem Dono

Pessoal, quem conhece o trabalho da ONG Cão sem Dono, sabe que é um trabalho muito bonito. Eles estão com 98 animais e sem dinheiro nenhum pra comprar alimentos para eles. Os empregados também estão com os salários atrasados, contas de luz e telefone, idem. Agora o que mais preocupa são os animais que estão sem comida desde ontem. A situação está crítica e por isso estou repassando o pedido de ajuda. Quem puder, nem que for com um real, ajude. A união faz a força e alimenta nossos bichinhos abandonados.

Bradesco
Agência: 1480
Conta Corrente n.º 39641-9
Favorecido: Cão sem Dono- CNPJ 10157938/0001-73

E aqui vai o endereço do site e telefone de contato pra quem quiser conhecer o trabalho da ONG:

Equipe Cão Sem Dono
Tel. (11) 8801-8652
rafael@caosemdono.com.br
www.caosemdono.com.br
http://blog.caosemdono..com.br
http://twitter.com/caosemdono

sábado, 8 de agosto de 2009

Minha História


Sou cachorreira com orgulho. Os animais e a natureza são os grandes amores da minha vida.

Tenho 23 anos e por minhas mãos já passaram 30 cães, 3 tartarugas, 2 piriquitos, uma coelha, 2 galinhas, 1 sabiá laranjeira, 1 papagaio, 3 pompos, uma rolinha, 3 cavalos, um gato e uma mula. Moro pertinho da represa Billings e por isso esse monte de passarinhos aparecem aqui machucados. Muitos eu consegui salvar e devolver para a natureza. Alguns infelizmente morreram. Os cavalos e a mula também se foram, muitos cães, o gato, a coelha. Hoje sobre minha guarda tenho 12 cães, 2 tartarugas e um periquito.

Todos foram muito amados, bem cuidados e tiveram qualidade de vida enquanto estiveram comigo. Desses 30 cães, somente quatro não foram resgatados das ruas. Muitos chegaram em minha vida judiados, maltratados, doentes e hoje graças a Deus e aos cuidados que tivemos com eles, estão ótimos.

Tive uma criação onde valores como respeito a tudo e a todos teve muito importância. Aprendi a amar e respeitar, e é o que faço.

Desde pequenininha protejo e cuido. Sou voluntária na Uipa, ajudo com divulgação de outras entidades. Sou voluntária também no CCZ de Diadema. Esse ano resolvi realizar o sonho de fazer veterinária para poder cuidar melhor dos animais. Um mês e uma semana depois de entrar na faculdade, saí de lá horrorizada (só que isso é história para outro post). Saí mais disposta do que nunca a cuidar, proteger e lutar pela causa dos animais.

Minha primeira conquista foi o apresentador do SBT, Ratinho, pedir desculpas por ter falado mal de protetores de animais.

Aqui o link de minha reclamação : http://lovenonsense.blogspot.com/2009/07/ratinho.html

Aqui o link do apresentador pedindo desculpas: http://www.sbt.com.br/ratinho/blog/post.asp?id_post=13

Claro que não consegui isso sozinha. Tive ajuda de pessoas maravilhosas que se importam com a vida desses que tanto sofrem. Agradeço demais a cada um que me ajudou a conseguir isso.

Juntos somos mais fortes.

Tem menos de uma semana que conseguimos, também, unidos, que o MP abrissem uma denúncia contra dois monstros que mataram um cão a pauladas na praia de Quintão (RS). Esse crime barbáro foi filmado e colocado no youtube. Nos unimos, conseguimos muitas assinaturas e o MP resolveu abrir a denúncia. Essa petição eu ajudei a vincular em blogs, comunidades do orkut e juntos, tivemos mais essa vitória. Quem quiser acompanhar a história esse é o site: http://www.arcabrasil.org.br/noticias/0907_violencia.html

Meu sonho é uma ONG, só que o blog já é um dos primeiros passos.


A cahorrinha da foto é meu bêbe. A mãe foi resgatada por mim da rua com a patinha quebrada e prenha. Essa é a Fumacinha. Meu bbzinho preto que eu tanto amo.