domingo, 16 de agosto de 2009

Pedigree: a verdade

Minha prima que também é protetora, me ligou pra contar sobre esse programa que passou no Animal Planet. Como eu moro no meio no mato, ao lado da represa, aqui não tem cabeamento. Por isso, não conseguimos nenhum tipo de tv paga. Achei o programa na internet. Assisti. Fiquei horrorizada e fui pesquisar mais. É incrível o que o ser humano faz com a natureza, com os animais que estão ao seu redor. Eles vão manipulando tudo. Vão fuçando em coisas que são perfeitas, até conseguir ferrar com tudo. Muitas vezes, eu tenho vergonha de ser humana.
Esse documentário fala sobre as mudanças genéticas que cada raça sofreu. O pior, é que eram defeitos. O animal nascia com alguma mutação, achavam bonito aquilo. Conseguiam outro animal com o mesmo tipo de mutação, cruzavam eles (na maioria das vezes, pais com filhas, netas com avós, irmãos com irmãs), para conseguir mais animais com aquele tipo de mutação. Todas essas misturas foram feitas para conseguir mudanças estéticas nos animais. O que acabou culminando, nos dias de hoje, em animais extremamente doentes.
O mais terrível disso tudo é saber que o Kennel Club está por trás de tudo, sabe toda a verdade e não faz nada. E por trás do Kennel Club está a rainha da Inglaterra, que financia tudo. O Kennel é formado por veterinários, criadores, especialistas, então eles não são leigos no assunto e sabem muito bem o que acontece e poderiam fazer muita coisa para terminar com esse barbaridade.
O Kennel tem um livro, que é a bíblia de todo criador, que diz o que o cão deve ou não deve ter, tamanho, cores, formato de fucinho, patas, orelhas, olhos, etc... E nesse mesmo livro, eles descrevem quais são as doenças típicas de cada raça. Especialistas, cientistas, geneticistas de vários lugares do mundo já fizeram pesquisas e foi comprovado que essas doenças que eles dizem que são "típicas" dessa ou daquela raça, antes deles modificarem os cães, quase não existia. Um cão doente carrega isso em seus genes e quando ele é cruzado, passa isso para os filhotes. E como são animais para venda, eles são cruzados desenfreadamente. É bonito? Tem todas as características que o Kennel exige? Ótimo. Vamos cruzá-lo. Não fazem nem exames para ver se esse animal é portador de alguma doença. E muitas vezes, mesmo sabendo que o animal é portador de doença, só que é perfeito em sua aparência, os donos cruzam para vender os filhotes desse animalzinho. Terrível, não é? Só que essa é a verdade.

Esse é o link do documentário que o Animal Planet exibiu: http://www.viddler.com/explore/dfraga/videos/17/

É perturbador esse documentário com quase 50 minutos.

E aqui vocês poderão ler sobre as modificações pelas quais algumas raças passaram e as doenças que sofrem por causa disso.

Cavalier King Charles Spaniel:
Esse adorável cãozinho, com focinho curto e adoráveis olhos húmidos, é a sexta raça mais vendida do Reino Unido. Ideal para companhia, amigo e companheiro de crianças, carinhosos e brincalhão. Foi modificado para ter esse focinho mais curto, só que esse focinho traz consigo uma reduzida diminuição craniana. Uma vez que o cérebro fica com seu tamanho natural, o cerébro é comprimido no crânio. Como se fosse um pé nº 42 num sapato nº 38. Essa doença se chama Seringomielia. Esse animal sofre de dores terríveis de cabeça. Perde movimentos, fica com sequelas para andar, com tique (movimentos involuntários provacados pelo cérebro). A maioria tem que ser sacrificada, pois o sofrimento do animal é tanto, que se deixado, morre em decorrência das dores. Outra doença comum nessa raça são problemas cardiológicos como o sopro.

Boxer
Sofre de problemas neurológicos. Muitos são epiléticos, precisando fazer tratamento contínuo de anti-convulsivos. Também são pré-dispostos a desenvolverem câncer e ter problemas cardíacos. Eu tive um casal dessa raça. A Vida morreu com um ataque cardíaco fulminante aos 4 anos de idade. O Thor morreu com 5 meses com câncer no fígado.

Pastor Alemão
São usados para trabalhar em conjunto com a polícia. Esses que trabalham para a polícia são fisicamente diferentes dos que são usados em exposições. Os usados em exposições são modificados para ter a traseira mais baixa. O que encadeia a displasia e a ataxia.
A displasia é caracterizada por uma má formação na articulação coxofemural. Ela é genética, então o pai ou a mãe portadora dessa doença passa ela para os filhotes. Essa doença causa dores, o animal pode mancar ou até mesmo parar de andar por causa dela e o músculo pode até atrofiar. É tratável, diminuindo assim os sintomas, só que não tem cura apenas com remédios. Existe a cirurgia que é muito radical ( a cabeça do fêmur do animal é retirada) só que essa cirurgia não é aconselhada em animais adultos.
A ataxia reflete uma condição de falta de movimentos, afetando a força muscular do animal e seu equilíbrio. É uma degeneração do cérebro e do cerebelo.

Basset
O basset hound, foi condicionado para ter pregas salientes em todo o corpo (principalmente patas e pescoço), as patas ficaram mais curtas e as orelhas mais longas. Esse animal sofre muito por causa da artrite e com doenças de pela causadas por fungos que se instalam em suas pregas.
Já o dachshund (o cachorrinho da Cofap), perdeu a curva que tinha em sua coluna e suas patas ficaram mais curtas. Com a perda da curvatura, muitos deles quando passam dos 5 anos de idade tem a coluna quebrada, ficando assim aleijados. Muitos usam carrinhos para se movimentar (quando o dono ama e quer cuidá-lo e tem condições financeiras para isso) ou arrastam as patinhas de trás (que estão praticamente mortas).

Bull terrier
A mudança em seu crânio é uma coisa grotesca. O dawn face não era uma característica da raça. Seu crânio foi modificado com o passar dos anos. Seu corpo também, hoje ele é troncudo e de patas curtas.

Mastim Napolitano
Ficou maior e com muitas pregas pelo corpo. Essa sobra de pele causa doenças dermatológicas em muitos dele.

Bulldog Inglês
Ficou menor e com a carinha mais achatada. O que lhe causa problemas para respirar e infecção nos olhos por causa da quantidade de pele que encosta nos olhos. Causando assim infecções e irritações oftálmicas. Alguns animais também apresentam problemas nas articulações das patas devido a baixa estatura e seu peso.

Pug
Pugs não tinha o focinho achatado. Com o fucinho achatado, ganharam problemas respiratórios, problemas oftalmológicos, problemas na coluna (com curvas na coluna que fazem o rabo ficar tortinho), problemas na garganta e traquéia ( que causam problemas para o animal engolir e que causa o barulho típico que pugs e bulldogs tem para respirar (como se fosse um porquinho)). Também tem problemas ortopédicos, pela estatura baixa e o peso corporal.











Um comentário:

  1. Eu já vi e revi esse documentário umas 10 vezes. Ainda me choca saber que existem criadores aos montes por aí reproduzindo o padrão grotesco e cruel que o Kennel Club dita aos associados!
    Uma pessoa comum que visa criar cães para vender, não conhece a verdade sobre a raça, não sabe que os cães são fantoches do Kennel Club, e alguns sabem, mas o egoísmo e a ganância falam mais alto, e o ciclo vicioso continua.
    Sou voluntária de uma associação de Proteção Animal e convivo cada dia mais com uma realidade: os cães de raça que antigamente eram cruzados somente se houvessem donos certos, hoje em dia são ninhadas e mais ninhadas espalhadas por lares que não tem condições de manter as necessidades das raças. Isso é a face do atual Caos que vivem os abrigos de animais, que recebem cães de raça aos montes, porque as pessoas não pensam antes de comprar, e para abandonar é muito fácil e rápido.

    ResponderExcluir